Arlequim - Teatro Popular
Produções
| Título | Data de estreia |
|---|---|
| Relâmpago | 14-09-1979 |
Declaração de princípios
em carta do colectivo ao Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, datada de 20-08-1979, podemos ler o seguinte: «Arlequim - Teatro Popular, cooperativa de produção teatral, S.C.A.R.L., é a nova designação para a companhia profissional de teatro que, até ao momento, estava integrada na cooperativa "Teatro Ensaio Transmontano"./ Na verdade, esta companhia viu-se obrigada a constituir-se em entidade autónoma dado que o projecto inicial, de trabalho conjunto de profissionais com amadores, se ter tornado inviável, como aliás se provou pelas crescentes dificuldades de funcionamento e até pela saída de alguns elementos amadores que não conseguiram acompanhar o ritmo e as exigências do trabalho profissional./ Por outro lado, o facto de a cooperativa TET ser uma estrutura que integra sócios na sua maioria alheios à companhia, mas podendo nessa qualidade interferir na vida desta, fomentou, na prática, contradições e ambiguidades que conduziram igualmente à inoperância da própria companhia./ Tendo em consideração estes factores a maioria dos elementos da companhia resolveu desligar-se da estrutura legal da cooperativa TET e constituir-se, por sua vez, em nova cooperativa, a fim de evitar os erros que levaram a situações como as atrás citadas, e poder continuar o projecto de descentralização teatral na região do nordeste transmontano. (...)»
Fontes
arquivo do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian